Lei Aldir Blanc: Alto Longá inicia mapeamento e cadastro de espaços e agentes culturais Para viabilizar a aplicação da Lei Aldir Blanc no município, a Prefeitura de Alto Lon" property="og:description"> Prefeitura Municipal de Alto Longá
13/08/2020

mapeamento e cadastro de espaços e agentes culturais
Fonte: Ascom Alto Longá

Para viabilizar a aplicação da Lei Aldir Blanc no município, a Prefeitura de Alto Longá, através da Secretaria Municipal de Cultura e, está realizando um pré-cadastro dos agentes e espaços culturais locais. Esse cadastramento vai resultar em um mapeamento cultural local, que é um instrumento importante para a construção de políticas públicas de cultura. Através deste processo será gerado o Mapa Cultural de Alto Longá– um levantamento colaborativo que permite a gestores, agentes culturais e a todos os cidadãos, conhecer, compartilhar e participar da produção cultural do município.

A iniciativa está sendo adotada nacionalmente por órgãos gestores da cultura, que já deram início às atividades para viabilizar o recebimento dos benefícios da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que prevê o pagamento de auxílio financeiro aos artistas informais e pretende ajudar profissionais da área e os espaços que organizam manifestações artísticas que foram obrigados a suspender os trabalhos durante a pandemia. Os recursos deverão ser aplicados em: auxílio mensal, manutenção de espaços artísticos e culturais, editais, chamadas públicas, prêmios, etc.Podem ser cadastrados espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias. São considerados espaços culturais aptos ao cadastro os seguintes: teatros independentes, espaços e grupos folclóricos de cultura popular, música, dança, capoeira, artes, circos, centros culturais, museus comunitários, espaços de comunidades indígenas ou quilombolas, festas populares, condutores de visitantes e artesãos.

Acesse os formulário abaixo:

LINK PARA INSCRIÇÃO

LINK DA INSCRIÇÃO DOM GOVERNO DO ESTADO SICAC - PI